Cavernas do PETAR

O Petar é caracterizado pela grande quantidade de cavernas que abriga, são mais de 350. Algumas com salões gigantes, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de pronfundidade, ‘quebra-corpos’ e escaladas. Cavernas ‘molhadas’ e ‘secas’. Opções não faltam para todos os gostos e preparos físicos.

Aqui está a caverna com o maior pórtico do mundo, a Caverna Casa de Pedra e também a Caverna de Santana, a maior do Estado de SP, com mais de 8 km de extensão e, considerada por muitos, a oitava maravilha do planeta por abrigar alguns salões com espeleotemas ‘divinos’.

Nem todas as cavernas são abertas à visitação. Isso faz com que o número excessivo de visitas não degradem esse rico e frágil ambiente.

Atenção: Somente 12 cavernas do PETAR estão abertas a visitação – Caverna de Santana, Caverna Água Suja, Caverna Morro Preto, Caverna Couto, Caverna Cafezal, Caverna Alambari de Baixo e Caverna Ouro Grosso.

Cavernas do Núcleo Santana

Caverna Santana

A Caverna Santana, ou Caverna de Sant’Anna, é a mais linda do PETAR, sem dúvidas. Possuí aproximadamente de 8 quilômetros de extensão, com salões exuberantes. Porém somente 800 metros abertos à visitação do público. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e para fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o ‘Buraco do Segredo’, ‘Pata do Elefante’ e ‘Cabeça do Cavalo’. Muitos desses salões são de visitação extensiva ou restrita.

Dias e horário de funcionamento da Caverna Santana

Terça-feira a domingo, das 9h às 15h.
Grupos de 8 pessoas + 1 monitor com intervalo de 30 minutos entre grupos.

Caverna do Morro Preto

A Caverna do Morro Preto, ou Gruta do Morro Preto,  tem um dos mais belos pórticos de entrada de caverna do Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira. A imagem do seu mirante interno, vista da boca, na contraluz faz com ela torne-se um cartão postal do parque.

Estudos científicos provaram que no passado esta caverna abrigou nossos antepassados. Logo no salão de entrada podemos observar gigantescos blocos abatidos que dão forma ao caminhamento na caverna. Algumas escadas de madeira foram colocadas para que o visitante pudesse passar por cima dos grandes blocos e assim seguirem mais para o fundo da caverna.
Grande espaço vazio existe nesta caverna é como se toda a montanha onde esta a caverna fosse oca. O visitante não vai sentir a famosa claustrofobia que é peculiar em lugares muito apertado. Existem muitos espeleotemas nas paredes da caverna, o visitante vai precisar caminhar lentamente para poder apreciar tudo que existe.

Dias e horário de funcionamento da Caverna do Morro Preto

Terça-feira a domingo, das 8h às 16h.
Grupos de 8 pessoas + 1 monitor com intervalo de 20 minutos entre grupos.

Caverna do Couto

A Caverna do Couto é praticamente um conduto de drenagem de águas provenientes da serra da Onça Parda.

É um conduto único de 600 metros que atravessa o morro, até sair do outro lado em outra boca. A visão da mata de dentro da caverna é algo espetacular. Tem ligação com a Caverna do Morro Preto (Travessia do Aborto – área de visitação extensiva).

Dias e horário de funcionamento da Caverna do Couto

Terça-feira a domingo, das 8h às 16h.
Grupos de 8 pessoas + 1 monitor com intervalo de 20 minutos entre grupos.

Caverna da Água Suja

A Caverna da Água Suja tem este nome por conta que em sua descoberta, já na entrada da caverna, percebia-se que o rio que sai de seu interior estava sujo pelas águas da chuva, mas não estava chovendo ali no local e sim no sumidouro das águas a muitos quilômetros dali.

Para se chegar até ela é necessário utilizar a Trilha do Rio Betari, outro atrativo à parte. Ela é uma caverna gigantesca, com grandes salões e cortada por um rio. Tem aproximadamente 1.800 metros de desenvolvimento, sendo 800 metros turísticos. O desafio é chegar até sua cachoeira interna. Um banho na escuridão o espera.

Dias e horário de funcionamento da Caverna da Água Suja

Terça-feira a domingo, das 8h às 15h.
Grupos de 8 pessoas + 1 monitor com intervalo de 20 minutos entre grupos.


Cavernas do Núcleo Ouro Grosso

Caverna do Alambari de Baixo

Caverna Alambari de Baixo

A Caverna do Alambari de Baixo leva este nome devido ao rio que passa no seu interior, o rio Alambari que vem da região dos Camargos, porque existem duas cavernas nesta região, a outra tem o nome de Alambari de Cima. Esta caverna tem mais de 900 metros, porém. O desnível é a diferença de altitude da boca de entrada para a boca da saída. Nesta caverna temos duas entradas, uma maior de um lado do morro e outra menor, onde saímos do outro lado do morro. Sua entrada é gigantesca, com bela vista dos raios solares ao amanhecer. Um rio no seu interior dá a emoção desejada pelos aventureiros.

Dias e horário de funcionamento da caverna do Alambari de Baixo

Terça-feira a domingo, das 8h às 15h20.
Grupos de 8 pessoas + 1 monitor com intervalo de 20 minutos entre grupos.

Caverna da Laje Branca

Caverna da Laje Branca - PETAR SP

O pórtico da Caverna da Laje Branca é muito bonito pela altura, são 130 metros de um belo esplendor, e pelas gotas que caem do teto, grandes salões com dunas de areias enfeitam o seu interior. De 1.200 metros, 400 são turísticos.

Dias e horário de funcionamento da caverna da Laje Branca

Fechada para visitação

Caverna do Ouro Grosso

Caverna Ouro Grosso - PETAR SP

A Caverna Ouro Grosso é formada por uma sucessão de cachoeiras e poços de águas profundas, além de existir a necessidade de utilizar cordas para subir as cachoeiras. A umidade em seu interior é de 90%. Esta caverna é considerada como a mais esportiva das cavernas da região e portanto uma das mais difíceis do PETAR. Com esses vários poços de águas profundas fazem com que o visitante tenha algumas intimidades com água em movimento. Ela tem 1100 metros de desenvolvimento e 192 metros de desnível, porém, apenas um trecho de 200 metros está aberto à visitação.

Dias e horário de funcionamento da Caverna do Ouro Grosso

Terça-feira a domingo, das 8h às 16h.
Grupos de 8 pessoas + 1 monitor com intervalo de 30 minutos entre grupos.


Cavernas do Núcleo Casa de Pedra

Caverna da Casa de Pedra

Caverna da Casa de Pedra - PETAR SP

O portal da Caverna da Casa de Pedra é o maior do mundo, cerca de 250 metros de altura. Ela é formada pelo Rio Maximiniano, que corta a montanha. Podendo somente ser feita a trilha que leva até sua boca. Vale a pena fazer a trilha, o final é surpreendente.

Dias e horário de funcionamento da caverna da Casa de Pedra

Sua travessia é restrita.

Caverna Cristal

Caverna Cristal - PETAR SP

A Caverna Cristal é pequena, de fácil acesso e que é considerada uma das mais ornamentadas do PETAR. Nela há centenas de espeleotemas raros. Localiza-se numa propriedade particular.

Dias e horário de funcionamento da caverna Cristal

Fechada para visitação

Cavernas do Núcleo Caboclos

Caverna Temimina

Caverna Temimina - PETAR SP

As dolinas (aberturas no teto) que ela possuí tornam ela uma caverna muito diferente, exótica. Ótima para fotografias.

Dias e horário de funcionamento da Caverna Temimina

Terça-feira a domingo das 7h às 10h.
Grupos de 6 pessoas + 1 monitor com intervalo de 30 minutos entre grupos.

Caverna Desmoronada

Caverna Desmoronada - PETAR SP

A Caverna Desmoronada é uma das cavernas mais lindas do PETAR. Ela faz uma travessia numa montanha, dando de ‘cara’ para o Vale da Ilusão. Está localizada no Núcleo Caboclos. Os raios de luz que entram pela sua maior boca são de causar arrepios.

Mapa de Cavernas PETAR

🔍Clique na imagem para ampliá-la

Normas

Observe todas as regras de segurança das cavernas para fazer de sua viagem uma aventura inesquecível. Utilize os serviços de um guia regional.




Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp