Trilhas no PETAR

Além das várias cavernas e cachoeiras, existem mais atrativos no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR como as trilhas ecológicas, visita ao Centro Histórico da Cidade de Iporanga, artesanato em barro e a Casa do Artesão da Cidade de Apiaí, Observação de OVNIs, passeios de canoas no Rio Ribeira de Iguape e luais com fogueiras na beira do Rio Betari.

Trilha do Rio Betari

Trilha da Rio Betari - PETAR SP

Com certeza a Trilha do Rio Betari é a mais linda do PETAR, pois seu entorno é de mata ciliar que protege o Rio Betari. Cruzando o rio e passando em frente aos pórticos de algumas cavernas do parque, como a Caverna da Água Suja e Caverna Cafezal, indo terminar nas Cachoeiras das Andorinhas e Cachoeiras Betarizinho. Ótima para se fazer fotos e vídeos da natureza da região., pois avistam-se bandos de Bugios, macacos, pacas, lontras e muitas aves na trilha.

Trilha da Figueira

Trilha da Figueira - PETAR SP

Para chegar até a primeira caverna do núcleo Ouro Grosso, deve-se passar pela Trilha da Figueira, uma trilha de nível fácil/médio, com subidas e caminhos estreitos ao longo dos seus 200 metros de percurso. A trilha recebeu esse nome, pois em determinado ponto, você vai adentrar no interior de uma figueira gigante, além de observar demais árvores de grande porte como cedros e pau d’alho. É uma das trilhas que possibilita perceber os detalhes do relevo cárstico da região.

Trilhas do Entorno do PETAR

As trilhas abaixo NÃO ficam no Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira, mas em parques do entorno do PETAR

Trilha do Bugio

Trilha do Bugio - PETAR SP

A Trilha do Bugio se desenvolve num percurso de aproximadamente 5 km e passa pela Cachoeira do Araçá e as Grutas do Rolado III e II. Durante o percurso os visitantes observam vários estágios de formação florestal que vão desde trechos com mata em estado de regeneração até locais com mata primária, ou virgem, com abundância de espécies arbóreas da Mata Atlântica. A água é farta em toda a extensão da trilha que segue pelo vale do Ribeirão do Araçá até a entrada da Gruta do Rolado III, e pelo vale do ribeirão da Tapagem após a saída da Gruta do Rolado II.

Trilha do Lamarca

Trilha do Lamarca - PETAR SP

Conheça um pouco da história do Brasil, nesta região Capitão Lamarca se refugiou quando era procurado pelo exército na ditadura. O Rio Batatal, de águas límpidas, apresenta trechos com corredeiras e curvas fechadas. A grande atração do roteiro são as Cachoeiras de Santa Isabel, onde é praticado o cascasding, com cerca de 20 metros e a Cachoeira da Luz, com 60 metros de altura que, encravada num paredão de rocha em área de mata atlântica preservada, forma um dos mais belos cenários do município. A trilha do Lamarca de acesso tem aproximadamente 1,5km e passa por várias piscinas naturais e outras cachoeiras. Apesar da baixa profundidade média desse rio, em alguns locais, é possível a prática do Acquaride e Bóia-cross, esporte que consiste em descer os ribeirões deitado sobre uma espécie de bote inflável individual. O percurso de descida é de aproximadamente 2,5 km de rio.

Trilha do Vale das Ostras

Trilha do Vale das Ostras - PETAR SP

O Vale das Ostras, é formado pelo Ribeirão das Ostras, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo. Após deixar as entranhas da terra, esse ribeirão percorre um acidentado trajeto até desaguar no rio Ribeira, e forma cerca de 10 cachoeiras das mais diversas formas e tamanhos. A Trilha das Ostras percorre todo esse trajeto, de 3,8 km, chegando ao ponto culminante do roteiro: a Queda do Meu Deus, uma cachoeira com 53 metros de altura. Além da observação dos vários aspectos da Natureza durante o percurso da trilha, os visitantes podem desfrutar de momentos de total contato com Ela mergulhando e nadando em diversos locais do ribeirão. A realização do CASCADING (Rapel em cachoeira) na cachoeira do Funil é imprescindível.





Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp